Textos & Artigos

Consciência e Relaxamento

              Primeiro passo: Comece ficando consciente nas atividades de rotina do dia-a-dia e enquanto estiver fazendo essas atividades rotineiras, permaneça relaxada.

              "Não há qualquer necessidade de estar tensa. Quando você estiver lavando o chão, qual a necessidade de estar tensa? Ou quando você estiver fazendo comida, qual a necessidade de estar tensa? Não há uma simples coisa na vida que exija a sua tensão. É apenas a sua inconsciência e a sua impaciência.
               "Eu nunca encontrei qualquer coisa - e eu tenho vivido de todas as maneiras, com todo tipo de gente. E eu sempre fiquei intrigado: porque eles estão tensos? A tensão nada tem a ver com qualquer coisa fora de você, ela tem a ver com alguma coisa dentro de você. Você sempre procura uma desculpa do lado de fora, porque é muita idiotice estar tenso sem qualquer razão. E então, só para racionalizar, você encontra alguma razão do lado de fora para explicar porque você está tenso.
               "Mas a tensão não está do lado de fora, ela está no seu estilo errado de vida. Você está vivendo em competição e isso cria tensão. Você está vivendo em contínua comparação e isso cria tensão. Você está sempre pensando no passado ou no futuro e perdendo o presente que é a única realidade, e isso cria tensão.
               "É uma simples questão de compreensão: não há necessidade alguma de competição com qualquer pessoa. Você é você mesmo e, como você é, já é perfeitamente bom.

               Segundo passo: Aceite a si mesma. 
               "A existência quer que você seja desse jeito que você é. Algumas árvores são mais altas e algumas são mais baixas. Mas as árvores mais baixas não estão tensas, nem as mais altas estão com seus egos inflados.A existência precisa da variedade. Alguém é mais forte que você, alguém é mais inteligente que você, mas em alguma coisa você também deve ser mais talentosa que as outras pessoas. Simplesmente descubra o seu próprio talento. A natureza nunca envia um simples individuo sem algum dom especial. É só pesquisar um pouco... Talvez você seja melhor tocando flauta do que o presidente do país exercendo a sua função - você é melhor sendo um flautista do que ele sendo um presidente.
              "Não há questão alguma para qualquer comparação. A comparação leva as pessoas a perderem o caminho. A competição as mantém continuamente tensas, e porque a vida delas está vazia, elas nunca vivem no momento. Tudo o que elas fazem é pensar no passado, que não existe mais, ou projetar no futuro, que ainda não existe. 
               "Toda essa coisa leva as pessoas quase à anormalidade, à insanidade. Senão não haveria qualquer necessidade: nenhum animal fica louco, nenhuma árvore precisa de qualquer psicanálise. Toda a existência está vivendo em constante celebração, exceto o homem. Ele está sentado separado, tenso, preocupado. Uma vida curta, e você a está perdendo e todo dia a morte está chegando mais perto. Isso cria mesmo uma angústia ainda maior. 'A morte está chegando perto e eu ainda nem mesmo comecei a viver'. A maioria das pessoas só percebe que estava viva na hora de morrer, mas aí já é tarde demais. 

               Terceiro passo: simplesmente viva o momento.
               "E qualquer qualidade, qualquer talento que você tiver, use-os até o máximo. 
               "...Qualquer coisa que você estiver fazendo, se houver uma sensação de satisfação, um sentimento de que toda essa existência nada mais é do que a manifestação do divino, que nós estamos viajando por uma terra sagrada, que quem quer que você encontre, você está encontrando o divino, porque não existe outra possibilidade, somente as faces são diferentes, mas a realidade interior é a mesma... Aí, todas as suas tensões irão desaparecer. E a sua energia que está envolvida em tensões vai começar a se tornar graciosa e bela.
               "Então a sua vida não será apenas uma rotina comum, uma existência repetitiva, mas uma dança desde o berço até a sepultura. E a existência estará imensamente enriquecida com a sua graça, com o seu relaxamento, com o seu silêncio e com a sua consciência. Você não irá deixar esse mundo sem ter contribuído com alguma coisa valiosa para ele. 

              Quarto passo: Qualquer coisa que você estiver fazendo, faça-o com tal amor, com tal carinho que a menor coisa deste mundo se tornará uma peça de arte.

              "...Isso trará grande alegria para você. Isso criará um mundo sem competição, sem comparação. Isso dará dignidade a todas as pessoas. Isso irá restaurar o orgulho de si mesmo que as religiões destruíram.
               "Qualquer ato feito com totalidade se tornará a sua prece."

Osho - Vigyan Bhairav Tantra

Sobre o Vigyan Bhairav Tantra, Osho diz: "Estes sutras de Shiva são as técnicas mais antigas, as mais ancestrais. Mas você pode chamá-las de as mais recentes também, porque nada pode ser adicionado a elas. Elas incluíram todas as possibilidades, todos os meios para se limpar a mente, para se transcender a mente. Nem um único método pode ser adicionado aos cento e doze métodos de Shiva."  "Estes cento e doze métodos de meditação constituem toda a ciência da transformação da mente."

 

« Voltar para o Centro Metamorfose