Se você quiser crescer, se abra!

 

Você sente dificuldades em se abrir?
"Sim. Eu não quero me mostrar a mim mesmo ou aos outros."

Mas você tem que decidir isso. Essa é uma das coisas mais básicas a ser entendida - que você é responsável por si próprio, mais ninguém. Você tem que assumir a responsabilidade. Se você quiser crescer, se abra. Se você não quer crescer, então permaneça fechado - mas é sua a responsabilidade.

Quando eu digo responsável, eu quero dizer responder à situação na qual você se encontra. Se você não responde, esta é a sua decisão. Lembre sempre que se você não quer crescer, não há jeito de ajudá-lo. Não é da conta de ninguém. O líder do grupo, o grupo, ajudarão, mas se você quer se esconder não há maneira de entrar em você.

Se você vê que é bobagem se esconder, bobagem se segurar, então solta esta estupidez. E não me pergunte como soltar. Não tem como. Você simplesmente vê o ponto - que aquilo é inútil - e você solta. Soltando, a pessoa aprende a soltar.

O que quer que você esteja tentando esconder não é válido. Não é um tesouro para ser escondido! É a sua doença! E por que ter medo dessas pessoas? Eles não estão lá como juízes. Você nunca encontrará outra oportunidade na vida onde as pessoas não estão julgando você. Este é o ponto de todo o grupo - que as pessoas que estão lá não estão julgando. Eles não estão condenando você de forma alguma.

Se você mostrar a sua raiva e o seu ódio ou a sua face real, eles não dirão que você é mau, que você é um criminoso, um pecador. Eles não são papas ou padres, e eles não irão julgar.

De fato eles dirão que você é verdadeiro. Eles apreciarão que você é honesto, sincero a seu respeito; que você é consciente e pode abrir seu coração sem medo. Você não é um covarde.

Esta é a beleza de um grupo de crescimento que lhe dá uma oportunidade que não está disponível no mundo ordinário. Se o mundo crescesse de forma correta, esta oportunidade estaria disponível por todo o mundo, em todo o lugar: no mercado, no templo, na igreja, na escola, na faculdade. Então não haveria mais necessidade de grupos e você seria aceito em qualquer lugar. Ninguém ficaria julgando você e todos tentariam ajudá-lo. As pessoas apreciariam o fato de você ser sincero.

Isso não é possível no mundo em geral, por isso os grupos são necessários; uma família fechada na qual todos estão dispostos a se abrir. Mas, quando outros estão se abrindo, é mais fácil se abrir, é contagioso.

Quando você vê que ninguém se abriu e ninguém o condenou, ninguém teve nenhum julgamento a respeito, por se abrir, a pessoa atingiu uma liberdade... Você pode ver no seu rosto, você pode sentir a vibração, você pode ver algumas mudanças acontecendo no seu espaço. Ele não é mais o mesmo ser contraído. Ele é como uma flor desabrochando e você consegue ver o brilho que vem desta abertura. Você pode ver a graça relaxada. A dignidade que vem à pessoa.

Osho
Get out of your own way
www.osho.com

www.centrometamorfose.com.br

 

 

« Voltar para o Centro Metamorfose