- Espaço Kids - Centro Metamorfose

Espaço Kids

Comunna Metamorfose & Sítio Mangala

O Espaço Kids possibilita que pais e filhos desenvolvam e resgatem a sua humanidade juntos, no alto da Serra da Mantiqueira em meio a natureza exuberante. Uma oportunidade para os pais participarem de cursos e workshops sem se preocupar ou se limitar em relação ao zelo por seus filhos, e para os filhos conviverem em um espaço saudável e criativo.

O Espaço Kids da Comunna Metamorfose acontece em parceria com o Sítio Mangala, nosso vizinho aqui no Bairro Monjolinho, e visa o desenvolvimento holístico da criança. Temos como um de nossos objetivos a possibilidade das crianças vivenciarem a infância em um ambiente natural, de forma lúdica e livre. Enxergamos o brincar como caminho de cura e aprendizado para a vida.

O Sítio Mangala é coordenado pela Carol

O valor do brincar para o desenvolvimento sadio da criança é cientificamente comprovado. Através do brincar a criança se organiza internamente, constrói seu próprio conhecimento e aprende a se expressar de maneira integral, utilizando das mais variadas linguagens.

Brincando, a criança torna-se cada vez mais autora da sua própria estória, com domínio de sua própria corporalidade e interação com o mundo. A criança procura a atividade lúdica que melhor corresponde às suas necessidades.

Acreditamos que o brincar livre é a principal atividade da infância e através dela é possível à criança dar seu próprio significado ao mundo.

O brincar livre, não dirigido ou proposto, é visto como o maior e o melhor estimulador para um desenvolvimento que esteja de acordo com a maturidade etária e as capacidades individuais de cada criança.

As crianças reproduzem, brincando, aquilo que vive à sua volta, ampliando sua própria compreensão do mundo. Para a criança, compreender através do brincar significa experimentar com todos os sentidos.

Embora muitos adultos pensem o contrário, nenhuma criança brinca apenas para passar o tempo. Mesmo quando ela brinca com coisas que possam parecer insignificantes, sua escolha é motivada por processos internos. Brincar é como se fosse uma linguagem secreta da alma, que deve ser respeitada. É a própria expressão da alma.

A maior vantagem deste espaço é que os pais não precisarão perder o contato com as crianças durante os workshops, que normalmente duram um final de semana. Desta forma, nos momentos de intervalo, como nos horários das refeições, os pais poderão desfrutar da companhia dos seus filhos.

"Receber a criança com reverência,
educá-la com amor e deixá-la ir
em frente com liberdade".

Rudolf Steiner


Desenvolvimento das atividades

As crianças participam de atividades como desenho, ida à horta e galinheiro, plantar, passeios no jardim, coleta de folhas, preparo do lanche coletivo, construção, histórias e contos, brincadeiras ao ar livre, musica, pintura com guache, teatro, jogos de tabuleiro, trabalhos manuais, argila e massinhas, colagens, costura, dobradura, dança, yoga, expressões corporais, etc.

Vale ressaltar que em alguns momentos, haverá atividades que serão monitoradas, tais como passeio no jardim e ida à horta. A criança que não tiver disposição de realizar a atividade, poderá ficar nas instalações do Espaço Kids sob os cuidados de um adulto, brincando.

Um aspecto importante também é que as crianças sejam fiéis aos seus desejos de realizar alguma atividade, independente se ela é capaz ou não. Cada um realizará o que quer dentro de suas limitações sociais, físicas e etárias.

Horta

Plantamos sementes e mudas, cuidamos da horta e do pomar, regando, tirando o mato e aprendendo a podar. Adicionamos terra adubada confeccionada na composteira que temos em nossa Casa. Acompanhamos o processo evolutivo das nossas plantinhas, colhemos o que já está pronto e levamos para nossa mesa, seja para o lanche ou almoço. Cuidar da horta e pomar é uma das atividades que realizamos todas as semanas.


Música

Cantar, dançar e tocar instrumentos é uma maneira de expressão individual, e a música se torna um meio de harmonizar o grupo. O ritmo é um aspecto muito importante no desenvolvimento das crianças, assim como o dançar, que trabalha toda a motricidade. As cantigas de roda infantil, músicas de diversas regiões do Brasil, fazem parte da nossa rotina, às vezes acompanhadas de brincadeiras que estimulam a memória, o ritmo e o canto das crianças.


Toque sutil

O trabalho corporal no início da vida é de grande importância pois auxilia na construção de uma imagem corporal e psíquica saudável da criança. As massagens nos pés, os toques com penas, gotas de água e pincéis molhados fazem parte de nossas atividades semanais. O toque sutil são toques de amor...


Historias

As histórias tem um papel importante no nosso cotidiano, trabalhando o vocabulário, a memória, a fantasia em momentos de grande prazer. Lemos todos os dias livros encantados com muita criatividade, imaginação, e até livros informativos. As crianças se fascinam com as historias, e os grandes acabam lendo para os pequenos também. Fazemos teatros e viajamos para o mundo da leitura.


Atelier Artistico

Trabalhamos com argila, guache, cola, tecidos, recicláveis, água colorida, construção de brinquedos, giz pastel, giz de cera com fogo, trabalhos com vela, mandalas, sementes e folhas, aquarela, pintura em tela, CDs, vinil, papelão... Um lugar de exercício da criatividade infantil.


Fogueira

Acendemos uma fogueira quase todos os dias, e as crianças adoram! O fogo trabalha a valentia, a coragem e a paixão pela vida.


Convivência Multi-etária

A convivência de crianças de diferentes idades propicia um aprendizado através da solidariedade e ajuda mútua. Os mais pequenos sentem-se estimulados pelos maiores, aprendendo a confiar. Os maiores aprendem a cuidar e respeitar aos menores. As diferenças tornam-se um grande aprendizado de convivência social.


Culinária

Fazemos comidas gostosas em grupo, conhecendo os ingredientes, as receitas e o funcionamento da cozinha. O amor e o respeito pelo alimento também são trabalhados. Aprendemos e experimentamos muito em nossa cozinha, ampliando o cardápio das crianças e descobrindo muitos sabores que antes não conhecíamos.


Brincar

Acreditamos que o brincar é a principal atividade da infância e através dela é possível à criança dar seu próprio significado ao mundo. Brincar torna possível o domínio dos movimentos do corpo, do equilíbrio, da sensibilidade tátil e do segurar com firmeza.


Como participar do Espaço Kids?

O Espaço Kids funciona aos finais de semana, em algumas datas específicas, em parceria com o Sítio Mangala. Consulte-nos para saber as datas em que teremos disponibilidade. O valor da diária é R$ 360, e inclui a hospedagem e alimentação da criança, sob cuidados durante todo o período em que os eventos acontecem paralelamente na Comunna.