- Programa de Voluntariado - Centro Metamorfose
header-voluntariado.jpg

Programa de Desenvolvimento Pessoal da Comunna Metamorfose

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida de pessoas, organizações e animais. Voluntários também atuam em causas da ecologia contribuindo para restaurar o equilibrio da natureza.

O trabalho voluntário deve ser realizado como um compromisso à uma causa e não uma atividade casual, deve haver responsabilidade e consciência na elaboração e na execução das tarefas executadas e acima de tudo deve ser prazeroso para quem o realiza.

Para refletir:

  • O que você gosta de fazer? O que te dá prazer?
  • Que habilidades você gosta ou gostaria de desenvolver?
  • Em que área gosta de trabalhar?
  • Gosta de desafios? Aceita a indicação de experiências novas onde pode desenvolver novas habilidades?
  • Qual o tipo de pessoas você gosta de trabalhar? Crianças, idosos, meia idade, pessoas introvertidas, extrovertidas.
  • Qual a sua disponibilidade de tempo para se dedicar ao trabalho voluntário? Na Comunna o voluntariado pode ser exercido nos finais de semana, de sexta feira à domingo ou durante toda a semana por um período mínimo de 14 dias e máximo de 90 dias.
  • Você tem flexibilidade para lidar com pessoas de diferentes regionalizações, credos e pensamentos políticos? A Comunna é um local Multicultural e de diversidade filosófica e religiosa.


O Voluntário não recebe nenhum tipo de remuneração. Em 1998 foi sancionada a Lei 9608/98 que prevê o voluntariado como atividade não remunerada, prestada por pessoa física ou entidade pública de qualquer natureza sem vínculo empregatício. Os voluntários recebem uniformes do Programa Flowing, alojamento coletivo, alimentações e podem participar das meditações e vivências diárias oferecidas pela Comunna, fora do horário de sua escala de voluntário. Os Voluntários não possuem disponibilidade para participar dos grupos e cursos oferecidos na Comunna mas a possibilidade de viver num local de desenvolvimento pessoal irá possibilitar experiências muito ricas e transformadoras.

O Voluntário precisa exercer a habilidade do silêncio e da introspecção uma vez que o silêncio é o principal componente na vida da Comunna. O Work Meditations, é realizado em turnos com 6 horas de dedicação diária aos cuidados da Comunna feitos de forma silenciosa e amorosa. O principal exercício é de falarmos com Amor, de olharmos os colegas e interagentes com Amor, de olhar a Floresta, o lago, os bichos com Amor, apreciar a comida vegetariana com Amor, beber a água da fonte, uma água medicamentosa com Amor, meditar com Amor, cumprir as tarefas de jardinagem, de limpeza dos banheiros, de preparo das refeições, tudo com Amor, com Gratidão, com generosidade. Desenvolver um olhar silencioso e magnânimo. Se ouvir comentários maledicentes, invejosos, ou negativos, ouça com Amor, toque o coração da pessoa que falou com Amor, não leve aquilo adiante disseminando a intriga e a fofoca, pelo contrário, toque tudo com o seu Amor. O mundo precisa de Terapeutas porque o mundo precisa de Amor (Osho).

O Voluntário da Comunna precisa conhecer e se identificar com os valores éticos do Centro Metamorfose.

Qualquer pessoa em condições adequadas de saúde física, mental e emocional pode ser voluntária na Comunna. Por conta da topografia acidentada do terreno ser perigosa, pessoas portadoras de limitações físicas, mentais e emocionais não podem participar do Programa Voluntário.

O treinamento nas tarefas será realizado por Angels, Voluntários que já estão ativos na Comunna há 30 dias ou mais, já passaram pelo treinamento e estão familiarizados com as meditações e atividades da Comunna. Os Angels colaboram com as avaliações e são responsáveis diretos palo seu desempenho na Comunna. Quando você alcançar os 30 dias de permanência no Programa e tendo uma avaliação favorável você também será convidado a ser Angel e exercerá os papéis de articuladores e líderes, tomando a iniciativa de replicar o conhecimento e experiências com Amor e compaixão, com a habilidade de criar a realiade da Comunna. Será um dos maiores aprendizados que você poderá ter na Comunna.

Os Voluntários de final de semana devem se apresentar na sexta feira até as 17 horas. Os Voluntários residentes e de finais de semana devem conhecer e respeitar os protocolos éticos e os protocolos de execução das tarefas e se comprometem a seguir as orientações contidas naqueles protocolos.

Além das seis horas de Work Meditations distribuídas em escalas o Voluntário dispõe de tempo livre para descanso, integração ou, em alguns casos, participação nas meditações e vivências que podem ser oferecidas, fora de seu horário de escala.

É uma experiência única e transformadora, viver e compartilhar experiência com buscadores que atuam na Comunna em busca do Desenvolvimento Pessoal.

Avalie direitinho se esse é o perfil indicado para você.

Preencha o formulário abaixo com informações importantes do seu perfil. Essas informações são confidenciais e não terão divulgação em nenhum nível, servem apenas para análise do perfil do Voluntário.

Obrigado por sua disponibilidade de tempo e trabalho voluntário. O mundo precisa de Amor e dedicação a causas sociais e humanitárias.

Seja bem vindo(a) à Comunna Metamorfose!


Formulário de Voluntariado

Fill out my online form.