Movimentação Tântrica
A Essência da Liberdade

"A criatividade é a maior forma de rebeldia da existência. Se deseja criar, você tem de se livrar de todos os condicionamentos; do contrário, sua criatividade não passará de mera imitação"

A Movimentação Tântrica é uma síntese entre movimento e respiração, uma jornada de reconexão com o corpo, com os sentimentos que nele residem e uma possibilidade de uma renovação através da aceitação e dos movimentos espontâneos. Aprenderemos a arriscar, a sair da zona de conforto, a se jogar na experiência e deixar que ela nos transforme. A essência da liberdade reside no fato de podermos alterar nosso jeito de sentir, pensar, nossa visão de mundo, para que possamos agir de forma mais ampla e efetiva.

Próximos Encontros
movimentacao1

"A criatividade é a maior forma de rebeldia da existência. Se deseja criar, você tem de se livrar de todos os condicionamentos; do contrário, sua criatividade não passará de mera imitação”.

Osho

A Movimentação Tântrica é uma síntese entre movimento e respiração, uma jornada de reconexão com o corpo, com os sentimentos que nele residem e uma possibilidade de uma renovação através da aceitação e dos movimentos espontâneos. Aprenderemos a arriscar, a sair da zona de conforto, a se jogar na experiência e deixar que ela nos transforme. A essência da liberdade reside no fato de podermos alterar nosso jeito de sentir, pensar, nossa visão de mundo, para que possamos agir de forma mais ampla e efetiva.

Nesse sentido, não importa tanto os fatos, mas a maneira na qual escolhemos lidar com eles. Através de movimentos corporais sutis e conscientes vamos explorar nossa realidade e aprender a alterar nosso padrão de respostas automáticas, adotando novas posturas mais acordes com a situação presente. As interações entre os participantes permitem que se perceba as próprias limitações, os pontos que se gostaria de melhorar. Como nos encontramos num ambiente de aceitação e respeito, abre-se uma porta para que nos coloquemos em situações de aprendizado que não conseguiria em outros ambientes. Com o uso de movimentos, da respiração, sons e do espelho social das interações positivas, vamos criar um espaço acolhedor para as transformações.

Meditação em Movimento
Consciência em Movimento

Já é consenso que a meditação é algo benéfico e necessário para aliviar as pressões e estresse do dia a dia. A maioria das pessoas, porém, acha muito enfadonho o processo de sentar-se, sem nada fazer, com olhos fechados e com as pernas cruzadas tentando não pensar em nada. Este processo deixa-as ainda mais inquietas e ativas. Parece que de alguma forma, meditar é algo muito difícil.

Por isso na Movimentação Tântrica são utilizadas diversas técnicas de meditação ativa. Com essas meditações podemos sentir o profundo relaxamento proporcionado pela meditação, permitindo uma profunda descontração do corpo, emoções e mente. Esse método permite a qualquer pessoa, mesmo aquelas que nunca experimentaram antes, vivenciar um profundo estado meditativo e acessar as regiões internas de onde vêm toda criatividade, inteligência e intuição: a fonte de todas as curas.

As meditações ativas iniciam-se com estágios que envolvem movimentos corporais e vão progressivamente preparando o terreno para um profundo estado de descontração que ocorre ao final da meditação no último estágio. É nesse estado de descontração que acontecem os primeiros vislumbres do estado meditativo.

movimentacao2

"A vida deveria ser uma celebração contínua, um festival de luzes por todo o ano. Somente então você pode se desenvolver, você pode florir. Transforme pequenas coisas em celebração... Tudo o que você faz deveria expressar a si próprio; deveria ter a sua assinatura. Então a vida se torna uma celebração contínua."

Osho

movimentacao3

“Respirei fundo e escutei o velho e orgulhoso som do meu coração. Eu sou, eu sou, eu sou.”

Sylvia Plath

Respirando nas Transformações Positivas

O ponto culminante de cada etapa da Movimentação Tântrica é a Respiração. Mas como assim, a respiração? Nós já não respiramos o tempo todo? Sim, respiramos o tempo todo, mas há uma grande diferença quando colocamos nossa consciência no ato respiratório. No geral nossa respiração funciona através de um mecanismo semi-automático controlado pelo bulbo, mas que permite a intervenção do nosso sistema nervoso central.

Quando respiramos de forma consciente, interferimos nesse mecanismo e podemos adentrar nos processos inconscientes do nosso organismos. E quando isso acontece, adentramos nos antípodas da mente, nos planos da existência psíquica que não acessamos nos estados de consciência comuns. A partir destes estados de consciência expandida descobrimos muito sobre nós, sobre nossa realidade presente e passada. É o ponto de partida para as mudanças, as superações de traumas, de Trata-se de uma técnica muito simples, mas de um poder de transformação maravilhoso. Muitas curas, superações de traumas e bloqueios emocionais, resgate da auto-estima, da força de vontade, aumento da energia corporal e da criatividade e mudança de padrões comportamentais limitantes.

Liberando sua Força Interior

Nosso caráter total e nossa personalidade são moldados pelas nossas experiências, por tudo aquilo que fomos acumulando ao longo dos anos. Todo ser humano, de uma forma ou de outra, quer ser feliz. Acontece que não somos treinados para sermos felizes e temos um monte de cargas emocionais reprimidas, experiências não-assimiladas e condicionamentos limitantes.

Toda nossa educação, nossa moral, nossa religião e filosofia, têm nos colocado para baixo, nos condenado a uma condição miserável. É como se tivéssemos nascidos para sofrer e tudo o que pudéssemos fazer é resignar-se e aceitar. Buddha disse que a vida é “dukkha”, termo que geralmente é traduzido como “sofrimento”, mas que é mais apropriadamente interpretado como “insatisfatoriedade”! A vida ser insatisfatória significa que precisa ganhar algum sentindo, e é você quem deve dá-lo. O ser humano é livre para encontrar o sentido de sua vida, já que ele não foi dado, não veio de fabrica. Então essa "insatisfatoriedade" é a base da nossa busca pela Essência, pela nossa felicidade.

A ideia central que permeia a Movimentação Tântrica é o fato de que o corpo opera com base em uma dicotomia fundamental: tensão e relaxamento. A tensão dá tônus aos músculos e permite a execução de todos os movimentos voluntários e involuntários do corpo. Por outro lado, a tensão contínua, crônica, que não se desfaz com o cessar dos estímulos, dificulta a movimentação do fluxo da energia biológica e a manifestação de nossa sabedoria formativa. Por isso objetivamos aprender a tensionar e distensionar de forma consciente, liberando a energia bloqueada na tensão e permitindo que ela flua para outros processos vitais, potencializando a cura de vícios, fobias, neuroses, depressão e uma vasta gama de enfermidades psicossomáticas. Essa mesma energia, quando canalizada, é a responsável pelo processo evolutivo, pela criatividade e intuição.

movimentacao4

"A pessoa criativa é aquela que tem introspecção, que consegue ver as coisas que nenhuma outra viu antes, que ouve coisas que ninguém ouviu antes - nela sim há criatividade".

Próximos Encontros

Movimentação Tântrica com Rupa e Amrita
28 de Junho às 19h30
Botafogo Investimento: R$ 60formas de pagamento