Experiência Kairós

Música Instrumento do Silêncio

Experiência Kairós é um aperitivo da eternidade, um caminho para o silêncio em uma jornada musical...

Nos convencionamos a acreditar que a música é uma arte que se expressa através de sons, mas em Kairós a música cria uma atmosfera ideal para a percepção do silêncio, do vazio. Esse é o principal aspecto da música como caminho para a meditação: permitir que o ouvinte ativo entre em contato com seu silêncio interior, com a sua paz.

A Experiência Kairós engloba diversas vivências musicais, percussão corporal, ritmos que remetem a várias culturas, sonoridades e texturas musicais pouco conhecidas.

Trata-se de um processo de desenvolvimento não verbal. Não vamos procurar entender a racionalidade dos fatos, mas sim trazer a percepção e a consciência para o que nos faz vivos, felizes, em paz aqui agora, no momento presente. Um aprender a Sentir através da música, deixando-nos levar pelas notas musicais e caminhos do improviso livre e espontâneo, experimentando-se musicalmente.

Felicidade não é uma questão de intensidade,
mas um balanço entre ordem, ritmo e harmonia.

– Thomas Merton

Para quem este workshop é indicado?

  • Interessados em aprender vivências musicais meditativas
  • Músicos, musicoterapeutas, entusiastas
  • Cantores de chuveiro e Batuqueiros de mesa de bar
  • Pessoas que desejam ampliar sua sensibilidade através dos sons
  • Pessoas ansiosas, que perderam a percepção do momento presente e desejam recuperar sua consciência
Próxima Turma!

dias 7 a 9 de Abril (2017)
na Comunna Metamorfose

Investimento: R$ 890

  • Inclui hospedagem e alimentação
  • Parcelamento em até 6x sem juros
  • Inscreva-se

    Música = Meditação

    O silêncio também é um não-lugar. Quando os instrumentos silenciam, quem ouve entra em contato com sua essência. Sons antes ignorados começam a emergir; ruídos que nunca havíamos notado tomam nossa audição e nos mostram a música inaudível da vida, do cotidiano.

    Na Experiência Kairós, a música faz a meditação, a música é feita pela meditação.

    “Todas as artes possuem sua origem na meditação,
    mas a música é a que mais se aproxima, porque ela
    não é nada além de um jogo entre sons e silêncio” – Osho

    O Corpo é um Instrumento

    Num movimento de harmonia e sincronicidade, a música acontece como uma extensão do corpo.

    Muito mais do que executar um instrumento, as sonoridades devem refletir a energia mobilizada na meditação.

    Nosso corpo também é uma fonte de sons. A começar pela voz, nosso instrumento mais marcante. Mas a voz é apenas um dos sons que podemos produzir. E a própria voz é dotada de uma elasticidade tamanha que pode produzir muito mais que sons melódicos.

    Na Experiência Kairós somos convidados a explorar novos timbres, novas texturas sonoras a partir do corpo. A percussão corporal pode elaborar ritmos e timbres fascinantes.

    Os Sons do Cotidiano

    Em Kairós temos a oportunidade de extrair sons harmônicos dos mais inusitados objetos, descobrindo em coisas comuns um potencial musical que transcende o convencional, o comum. Vamos experimentar as possibilidades musicais de objetos que estão o tempo todo ao alcance das nossas mãos.

    Assim aprendemos como “animar” os objetos que tocamos e a própria vida. Animar é dar alma, dar sentido às coisas. Quando damos esse valor musical a algo, ele se torna um instrumento, ele tem alma.

    “O centro é sem som, eis porque você pode ouvir os sons; um som não pode ouvir outro som. O centro é silêncio absoluto. Eis porque você pode ouvir sons entrando em você, chegando até você, lhe penetrando, lhe circundando.” – Osho

    Minha História é uma Música

    “Viver é afinar um instrumento, de dentro para fora, de fora para dentro”

    – Walter Franco

    Na Experiência Kairós, transformamos as nossas histórias de vida, experiências e situações do cotidiano, em música. Em um processo dinâmico e fluido, conseguimos sintetizar aprendizados escondidos em experiências no fundo da memória, e trazer a percepção da influência destas memórias no aqui agora.

    A experiência de associar sons melódicos e harmonias às histórias da vida nos possibilita estabelecer um novo paradigma sobre as experiências do cotidiano. Ao compartilhar nossa vida na voz de outras pessoas, aumentamos a percepção de que o que vale é o tempo oportuno.

    O quão poderoso é perceber que só podemos
    ser felizes agora, e não haverá nunca
    um outro tempo que não o agora.

    – Gerald Jampolsky

    Facilitadores


    Ayama, Mallika & Atimoda - Pesquisadores da música como ferramenta de meditação. Utilizam as notas musicais para representar os diversos aspectos da existência. Encontraram-se na música e dessa confluência passaram a partilhar o sonho de fazer música espontaneamente, transcendendo as pautas e lançando as notas no vento, refletindo a imprevisibilidade da vida. Lançando mão de vozes, instrumentos, ritmos e cordas, produzem música como reflexo da meditação e essa mesma música também faz a meditação, num circulo virtuoso de sons e silêncio.

    Local: Comunna Metamorfose

    A Comunna Metamorfose fica a apenas 120km de São Paulo, no alto de uma montanha na Serra da Mantiqueira, em Itapeva-MG, com natureza exuberante e energia extremamente propícia a trabalhos terapêuticos.

    O aprendizado em meio a convivência comunitária com enfoque terapêutico está disponível para qualquer pessoa. Aqui você poderá trabalhar suas questões pessoais com muita profundidade e entrega, num regime de imersão total.

    “Quando cheguei na Comunna me senti nas nuvens, em todos os sentidos. A vista cinematográfica, a recepção calorosa e humana, a comida maravilhosa... Tudo aqui trouxe um novo sentido para a minha vida. Serei eternamente grata por tantas novas referências!” Renata Martins (psicoterapeuta, 54 anos)

    Comunna Metamorfose

    Próxima Turma

    dias 7 a 9 de Abril (2017)

  • Início sexta-feira 19h30
  • Término domingo 16h30
  • Investimento R$ 890

  • Inclui hospedagem e alimentação
  • Parcelamento em até 6x sem juros
  • Dúvidas? Entre em contato com:
    Tarika Prem
    (41) 992-810-242 Produção (WhatsApp & Vivo)
    (35) 998-833-643 Comunna Metamorfose (Vivo)
    kairos@centrometamorfose.com.br

    Quero me inscrever!

    (limitado a 30 vagas)