Experiência Kairós

Som Instrumento do Silêncio

Experiência Kairós é um aperitivo da eternidade, um caminho para o silêncio em uma jornada musical...

Nos convencionamos a acreditar que a música é uma arte que se expressa através de sons, mas em Kairós a música cria uma atmosfera ideal para a percepção do silêncio, do vazio. Esse é o principal aspecto da música como caminho para a meditação: permitir que o ouvinte ativo entre em contato com seu silêncio interior, com a sua paz.

A Experiência Kairós engloba diversas vivências musicais, percussão corporal, ritmos que remetem a várias culturas, sonoridades e texturas musicais pouco conhecidas.

Trata-se de um processo de desenvolvimento não verbal. Não vamos procurar entender a racionalidade dos fatos, mas sim trazer a percepção e a consciência para o que nos faz vivos, felizes, em paz aqui agora, no momento presente. Um aprender a Sentir através da música, deixando-nos levar pelas notas musicais e caminhos do improviso livre e espontâneo, experimentando-se musicalmente.

Felicidade não é uma questão de intensidade,
mas um balanço entre ordem, ritmo e harmonia.

– Thomas Merton

Para quem este workshop é indicado?

  • Interessados em aprender vivências musicais meditativas
  • Músicos, musicoterapeutas, entusiastas
  • Cantores de chuveiro e Batuqueiros de mesa de bar
  • Pessoas que desejam ampliar sua sensibilidade através dos sons
  • Pessoas ansiosas, que perderam a percepção do momento presente e desejam recuperar sua consciência

Música = Meditação

O silêncio também é um não-lugar. Quando os instrumentos silenciam, quem ouve entra em contato com sua essência. Sons antes ignorados começam a emergir; ruídos que nunca havíamos notado tomam nossa audição e nos mostram a música inaudível da vida, do cotidiano.

Na Experiência Kairós, a música faz a meditação, a música é feita pela meditação.

“Todas as artes possuem sua origem na meditação,
mas a música é a que mais se aproxima, porque ela
não é nada além de um jogo entre sons e silêncio” – Osho

O Corpo é um Instrumento

Num movimento de harmonia e sincronicidade, a música acontece como uma extensão do corpo.

Muito mais do que executar um instrumento, as sonoridades devem refletir a energia mobilizada na meditação.

Nosso corpo também é uma fonte de sons. A começar pela voz, nosso instrumento mais marcante. Mas a voz é apenas um dos sons que podemos produzir. E a própria voz é dotada de uma elasticidade tamanha que pode produzir muito mais que sons melódicos.

Na Experiência Kairós somos convidados a explorar novos timbres, novas texturas sonoras a partir do corpo. A percussão corporal pode elaborar ritmos e timbres fascinantes.

Os Sons do Cotidiano

Em Kairós temos a oportunidade de extrair sons harmônicos dos mais inusitados objetos, descobrindo em coisas comuns um potencial musical que transcende o convencional, o comum. Vamos experimentar as possibilidades musicais de objetos que estão o tempo todo ao alcance das nossas mãos.

Assim aprendemos como “animar” os objetos que tocamos e a própria vida. Animar é dar alma, dar sentido às coisas. Quando damos esse valor musical a algo, ele se torna um instrumento, ele tem alma.

“O centro é sem som, eis porque você pode ouvir os sons; um som não pode ouvir outro som. O centro é silêncio absoluto. Eis porque você pode ouvir sons entrando em você, chegando até você, lhe penetrando, lhe circundando.” – Osho

Minha História é uma Música

“Viver é afinar um instrumento, de dentro para fora, de fora para dentro”

– Walter Franco

Na Experiência Kairós, transformamos as nossas histórias de vida, experiências e situações do cotidiano, em música. Em um processo dinâmico e fluido, conseguimos sintetizar aprendizados escondidos em experiências no fundo da memória, e trazer a percepção da influência destas memórias no aqui agora.

A experiência de associar sons melódicos e harmonias às histórias da vida nos possibilita estabelecer um novo paradigma sobre as experiências do cotidiano. Ao compartilhar nossa vida na voz de outras pessoas, aumentamos a percepção de que o que vale é o tempo oportuno.

O quão poderoso é perceber que só podemos
ser felizes agora, e não haverá nunca
um outro tempo que não o agora.

– Gerald Jampolsky

Facilitadores


Ayama, Mallika & Atimoda - Pesquisadores da música como ferramenta de meditação. Utilizam as notas musicais para representar os diversos aspectos da existência. Encontraram-se na música e dessa confluência passaram a partilhar o sonho de fazer música espontaneamente, transcendendo as pautas e lançando as notas no vento, refletindo a imprevisibilidade da vida. Lançando mão de vozes, instrumentos, ritmos e cordas, produzem música como reflexo da meditação e essa mesma música também faz a meditação, num circulo virtuoso de sons e silêncio.

Local: Comunna Metamorfose

A Comunna Metamorfose fica a apenas 120km de São Paulo, no alto de uma montanha na Serra da Mantiqueira, em Itapeva-MG, com natureza exuberante e energia extremamente propícia a trabalhos terapêuticos.

O aprendizado em meio a convivência comunitária com enfoque terapêutico está disponível para qualquer pessoa. Aqui você poderá trabalhar suas questões pessoais com muita profundidade e entrega, num regime de imersão total.

“Quando cheguei na Comunna me senti nas nuvens, em todos os sentidos. A vista cinematográfica, a recepção calorosa e humana, a comida maravilhosa... Tudo aqui trouxe um novo sentido para a minha vida. Serei eternamente grata por tantas novas referências!” Renata Martins (psicoterapeuta, 54 anos)

Comunna Metamorfose

Como participar?

Consulte os próximos encontros, em formato de vivência (3 horas) ou intensivo (um final de semana):