Formação em Renascimento

Abordagem Amano

A terapia conhecida como​ ​Renascimento​, do original em inglês Rebirthing Breathwork, é uma forma de prática de respiração consciente, conectada (também conhecida como respiração circular), que proporciona efeitos terapêuticos diversos, bem como o acesso a estados alterados de consciência, consciência expandida e estados meditativos. Desde o surgimento do Renascimento, criado por Leonard Orr, Sondra Ray e um grupo de amigos que partilharam o desenvolvimento da técnica, diferentes formas de abordar esta prática foram desenvolvidas, em geral relacionadas à forma de condução e à bagagem de vivências de cada facilitador.

Neste curso você terá acesso a uma abordagem do Renascimento a que chamamos de Amano. A palavra Amano, do sânscrito, significa No-Mind.

No-mind é o estado de não-mente, o estado de plena observação, sem identificação com o que se observa ou com os pensamentos, e até mesmo a ausência de pensamentos, o “silenciar da mente”. A palavra Amano é também uma das flexões do verbo Amar, em italiano. Amar-se e reaprender a amar a partir da intimidade respiratória, intimidade com o próprio corpo e emoções, transformar-se pela amorosidade. Isto também é algo que desenvolvemos em sintonia com a respiração: um novo sentido, um novo sentir, uma nova inspiração para a ressignificação do que é amor dentro de nós.

Nessa abordagem, trabalhamos com a forma básica original da prática de Renascimento, com foco no desenvolvimento do processo respiratório e do que chamamos Observador Interno: entrar em no-mind é ser apenas observador de si, sem julgamentos, sem expectativas, sem identificação com os conteúdos que sejam observados.

Leia mais

Esse é um processo de resgate da capacidade de auto-regulação do corpo e do psiquismo, através do próprio corpo, pela prática de uma forma específica de respiração voluntária, e é também um processo de ampliação da capacidade de observação e da conexão com a sabedoria interna.

Utilizamos eventualmente recursos advindos de outras terapêuticas corporais e de técnicas de meditação/mindfulness como forma de auxiliar e facilitar o processo de desenvolvimento do aprendizado respiratório, de transformação e flexibilização de padrões condicionantes, de sensibilização para a percepção de si, do corpo e de tudo o mais que envolve o contato com as emoções e os estados alterados da consciência.

Nesta abordagem não utilizamos conceitos espirituais ou religiosos em particular e procuramos abordar todo o possível repertório de experiências a partir da investigação do corpo e da consciência, e da busca de uma integração entre o campo das vivências pessoais e coletivas e as evidências científicas de qualidade disponíveis sobre os temas abordados, com intuito de dar embasamento a uma prática responsável, cuidadosa, abrangente e respeitosa à diversidade de experiências e olhares que o trabalho com a respiração conectada, com o corpo e os registros emocionais pode despertar.

Esta é uma formação que envolve conteúdos teórico-vivenciais (veja mais detalhes do programa ao fim da página). O participante irá desenvolver seu processo de aprendizado e experimentação vivencial básico: nesta formação básica, o participante vivencia a prática da respiração em 2 módulos presenciais com duração de 4 dias cada + encontros virtuais por meio de plataforma de videoconferência + arquivos digitais em diversos formatos, em que serão apresentados os conteúdos teóricos e de suporte à prática, além de ter acesso a um grupo de apoio fechado para os alunos, no Whatsapp. Estimulamos a manutenção das experiências pessoais entre os encontros presenciais e fornecemos orientações para o desenvolvimento contínuo, de forma que o participante possa continuar a exploração e o aprendizado de seu processo respiratório e também exercitar o acompanhamento de processos de outras pessoas, caso haja a vontade, mais adiante, por parte do aluno, de desenvolver habilidades enquanto facilitador da Respiração Conectada, Consciente e Integrativa, através de estágio de assistência a atividades conduzidas por facilitadores indicados por nós.

Ao finalizar o curso, você receberá um certificado digital de conclusão de Curso Livre de Formação Básica em Renascimento (o término do curso se dá com a realização do último webseminário para dúvidas, que será agendado para a seguir ao segundo módulo de encontro presencial), contando com a carga-horária total de atividades acumuladas de no mínimo 72h de atividades presenciais + carga horária de video-aulas.

O curso tanto serve para desenvolvimento de processos pessoais, quanto a quem queira utilizar esta ferramenta a nível mais profissional, em sua prática de trabalho - atenção: este curso não ensina o participante a formar outras pessoas como facilitadores de renascimento, ou seja, não é propósito de nossa formação formar treinadores/formadores, mas sim, formar o indivíduo em sua prática pessoal para que possa, com o ganho de experiência e informações que lhe dêem mais segurança, conduzir pessoas em suas vivências pessoais de respiração, caso assim deseje e sinta-se apto. Não denominamos nosso curso enquanto capacitação, pois a habilidade e capacidade de alguém conduzir processos de efeito terapêutico com esta ferramenta respiratória é muito pessoal, depende de muitos fatores, principalmente de tempo e repertórios pessoais de experiência, de prática e estudos. Portanto, ao concluir a formação não necessariamente você já estará pronto para conduzir e acompanhar processos de outras pessoas, e no curso explicamos muito bem a responsabilidade que é assumir o lugar de facilitador e que cuidados devem ser tomados.

Investimento:


R$ 3.080
  • Inclui Certificado e Material Didático
  • Inclui Alimentação e Hospedagem
  • Consulte para opções de parcelamento
  • Próximas Turmas

    Local: Comunna Metamorfose

  • Itapeva MG, a apenas 120km de São Paulo Como chegar?
  • Dúvidas e Informações

    Prem Salima
    19 99537-9797

    “Em 50 anos de atividade profissional, com inúmeras buscas e experiências, a Respiração Circular me parece a melhor técnica para resolver problemas emocionais de quem quer que seja, e qualquer que seja a natureza do problema, e a prática freqüente vai estimulando um processo continuo de mudança.”

    José Ângelo Gaiarsa

    Entre os conteúdos abordados
    em nossa formação, destacamos:

    • Introdução à história da técnica conhecida como Renascimento e algumas de suas abordagens
    • Anatomia, fisiologia e bioquímica da respiração, indicações e contra-indicações
    • Padrões emocionais, respiração e desenvolvimento humano
    • Alterações da respiração: velocidade, profundidade e seus usos e efeitos Os 5 elementos que facilitam a prática de respiração conectada
    • Padrões perinatais, registros sensoriais/emocionais e renascimento: nossa história de vivências intra-uterinas, nascimento e pós-parto, em conexão com a respiração Sistemas de crenças e padrões limitantes
    • Atenção plena, o desenvolvimento da capacidade de observação e o exercício da presença
    • Associação de técnicas terapêuticas e de meditação ao processo
    • Ser facilitador de Renascimento Amano: estruturação de programa de acompanhamento individual e em grupo - implicações e orientações práticas O que é estar em co-responsabilidade?
    • Ética e compromisso no trabalho do Facilitador

    Conteúdo extra - Plataforma online

    Cada aluno terá acesso à nossa plataforma online, entre os encontros presenciais e também após o término do curso, durante um período de 1 ano. Na plataforma estarão disponíveis todo o conteúdo teórico de suporte ao desenvolvimento do processo respiratório e do trabalho de facilitador, em arquivos diversos de texto, áudio e vídeo. Teremos ao menos 2 webseminarios ao vivo, um após cada módulo, a serem agendados com a turma, para perguntas, dúvidas e orientações extra.

    O participante também receberá uma apostila impressa com conteúdos de qualidade ligados ao trabalho com o Renascimento.

    Para quem este curso é indicado?

    A Formação atende a vários interesses. Alguns desejam aprender a técnica para aperfeiçoar ou complementar o seu trabalho terapêutico, outros desejam apenas intensificar suas experiências com o Renascimento e outras técnicas de Respiração Circular, experimentar situações que muitas vezes não são possíveis dentro de um consultório, como, por exemplo, as vivências em meio à natureza. A Respiração Circular é uma ótima ferramenta complementar para Psicólogos, Psicanalistas, Fisioterapeutas, Terapeutas Corporais, Médicos, Dentistas, além de Terapeutas Holísticos das mais diferentes áreas como Reikianos, Massoterapeutas, Rolfistas, Terapeutas Florais, etc.

    Facilitadora

    Josie Zecchinelli (Amano Bela)

    Psicoterapeuta Corporal, formada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, estudou no mestrado em Psicologia da Saúde pelo ISPA/Lisboa em Portugal, especialista em Psicologia Perinatal, atualmente aprofundando-se no estudo dos traumas psicológicos pela abordagem EMDR (em formação). Trabalha com práticas de respiração conectada (Renascimento) e meditações ativas desde 2003.

    Local: Comunna Metamorfose

    Comunna Metamorfose

    Comunna Metamorfose é um laboratório de desconstruções e reconstruções pessoais, com propostas simples e resolutivas para a convivência humana, um espaço propício para o desenvolvimento através de Meditações Sociais e vibracionais e convivência comunitária harmônica integrada à natureza.

    Localizada na Serra da Mantiqueira em Itapeva – MG, a apenas 120 Km de São Paulo, em uma área de 160 mil metros quadrados a 960mts de altitude cercada por natureza abundante e água natural.



    Próximas Turmas

    Dúvidas? Entre em contato

    Carregando o formulário...